terça-feira, 28 de junho de 2016

Estrada de Santa Inês - São Paulo vista dos altos da Cantareira

A Serra da Cantareira abrange grande parte da zona norte de São Paulo, além dos municípios de Mairiporã, Guarulhos e Caieiras. Muitos bairros da zona norte cresceram em suas encostas, mas a Serra revela características distintas de grande parte da cidade, como o clima ameno e seus pontos turísticos alguns bem conhecidos como por exemplo o Horto Florestal e o Parque da Cantareira.
Há diversas avenidas que atravessam a serra, como por exemplo: Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Avenida Sen. José Ermírio de Moraes/Estrada da Roseira, além da Rodovia Fernão Dias, e hoje irei falar sobre uma dessas avenidas que cortam a serra, a Estrada de Santa Inês, que passa por bairros importantes da zona norte, pontos turísticos e bairros encravados no meio da serra até chegar ao seu final, na cidade de Mairiporã, as margens da Represa Paiva Castro.

Bairro do Mandaqui - Zona Norte de São Paulo


Horto Florestal de São Paulo

O início:
No bairro do Mandaqui, muito conhecido na zona norte pelo seu complexo hospitalar, um dos maiores da cidade e por seus prédios de alto padrão, tem início a rota de 24kms, ainda como Avenida Santa Inês. Seu início está no mesmo cruzamento aonde termina a Rua Voluntários da Pátria, uma das mais importantes da região. O primeiro trecho segue acompanhando as características do Mandaqui, residências, condomínios, pouco comércio e pouco trânsito, e irá seguir assim até o acesso ao Horto Florestal, através da Rua do Horto. Nessa região, a paisagem muda: O verde toma conta e o clima característico de serra também já tem suas primeiras aparições. Os bairros a seguir são margeados pelo Horto e possuem casas de alto padrão, como por exemplo a Vila Amália e a Pedra Branca, que inclusive é o último bairro antes de começar a subida da serra. Após passarmos o posto da Guarda Florestal em Pedra Branca, a Avenida Santa Inês muda de nome para Estrada de Santa Inês, e o trecho de serra tem início, as primeiras subidas são íngremes e com poucas curvas e já é possível ter uma visão linda da cidade de São Paulo vista do alto da serra e vai seguir assim até a divisa com a cidade de Mairiporã, aonde há um portal de acesso, a pista é simples e não permite muitas ultrapassagens,e assim chegamos ao topo da serra, no bairro Santa Filomena. Na beira da estrada estão muitos restaurantes, bares e aquele clima bucólico de serra.
Começando a descida, a estrada adentra em uma parte do município de Caieiras, mais precisamente no Parque Suíça, e nessa parte do trecho uma visão impressiona, é o Castelo dos Arautos, uma construção com caraterísticas medievais encravada no meio da serra.
A parte da descida requer mais atenção do motorista, pois as curvas são frequentes e a grande maioria fechada, e a pista simples e sem acostamento torna o trecho perigoso, no final da descida voltamos ao município de Mairiporã, no bairro Sausalito, e logo após passar o bairro, a estrada chega ao seu final, margeando a esquerda um braço da Represa Paiva Castro, e o final é no cruzamento com a SP-023 (Rodovia Prefeito Luis Salomão Chamma, ou Estrada do Governo), que faz a ligação entre as cidades de Mairiporã e Franco da Rocha, margeando a represa, seguindo para a direita está Mairiporã, e a esquerda Franco da Rocha, a Represa Paiva Castro pertence ao Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de grande parte da região metropolitana e cidades do interior paulista e é de grande importância para a região.

Castelo dos Arautos
Divisa São Paulo/Mairiporã
Para quem deseja conhecer a Estrada de Santa Inês, o acesso de carro pode ser feito de duas formas:
Pela Rodovia Fernão Dias, até o acesso à cidade de Mairiporã, adentrando ao centro da cidade e seguindo pela Estrada do Governo no sentido para Franco da Rocha, ou pela zona norte de São Paulo, pelo bairro de Santana, seguindo pela Rua Voluntários da Pátria até o seu final, no bairro do Mandaqui, a Avenida Santa Inês é sua continuação natural.
De ônibus existe uma linha saindo do bairro de Pedra Branca em São Paulo, rumo ao centro de Mairiporã indo pela Estrada de Santa Inês, seu prefixo é 281. Recomendo consultar antes os horários pois são poucos, para chegar até a Pedra Branca há duas opções saindo do Metrô Santana, as linhas 1756/10 e 2740/10.

Final da Estrada de Santa Inês, as margens da Represa Paiva Castro, e ao fundo a SP-023, ligação entre Mairiporã e Franco da Rocha.