Penha de França |
A lenda do viajante francês - O início de tudo:
Conta-se que um viajante francês que percorria o Brasil, pernoitou uma noite na região aonde hoje está o bairro da Penha, em seus pertences trazia uma imagem de Nossa Senhora. Na manhã seguinte prosseguiu sua viagem, algum tempo depois notou que tinha perdido a imagem, devoto de Nossa Senhora retornou ao local e percebeu que a imagem se encontrava ali no mesmo local aonde dormiu na noite passada, tomou novamente posse da imagem e seguiu seu caminho. Horas depois percebe que a imagem se perdeu novamente, retornando ao mesmo lugar encontra a imagem da mesma forma que a encontrou na primeira vez.
O francês então resolve construir uma capela no local, a notícia se espalhou e o povo começou a realizar peregrinações ao local.
Verdade ou lenda, a capela erguida pelo francês marcou o início do crescimento do que é hoje a Penha de França.
No local aonde foi erguida a capela, foi construída e Igreja de Nossa Senhora da Penha, e ao lado a Capela de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Irmandade dos Homens Pretos de Penha de França, por volta do ano de 1802. A capela foi construída propositalmente de costas para a Igreja da Penha e de frente para a "periferia", pois os negros eram proibidos de frequentar a igreja.
O nome "Penha" significa: Penhasco ou rochedo, e faz referência a topografia da região que está no topo de um rochedo e o "de França" é uma alusão ao viajante francês fundador da primeira capela da região. O bairro é um dos mais antigos de São Paulo, sua fundação foi no ano de 1660.
A arquitetura do século XIX é presente nas ruas e vielas do centro histórico do bairro, e contrastam com o comércio, trânsito em suas ruas estreitas e o grande fluxo de pessoas, mas o bairro não deixa de lado sua vocação religiosa, todos os anos é realizada a Festa de Nossa Senhora do Rosário e também a Festa de São Benedito, sempre no Praça de Nossa Senhora da Penha, em frente a Igreja de Nossa Senhora da Penha e da Capela de Nossa Senhora do Rosário.
As festas contemplam manifestações litúrgicas, religiosas e artísticas que resgatam a história do bairro, a praça é decorada de acordo com o tema e com moradores do bairro assistindo as missas durante os dias de festa vestidos como escravos e acorrentados.
Penha de França atualmente - O que o bairro tem de melhor:
Mercado Municipal da Penha: Um dos maiores da cidade, é referência para quem procura comprar frutas, verduras, carnes, especiarias a preços baixos, ou simplesmente apreciar um bom pastel com caldo de cana bem geladinho!
Mercado Municipal da Penha |
Igreja de Nossa Senhora da Penha: Construida em uma das colinas mais altas do bairro, pode ser avistada de vários bairros da zona leste, a torre é aberta para visitação, sempre guiada por um membro da congregação, e a vista de lá é impressionante, é possível avistar grande parte da zona leste, parte do centro, da zona norte, além da cidade de Guarulhos.
Igreja de Nossa Senhora da Penha |
Aniversário da Penha: O bairro comemora seu aniversário todo dia 08 de setembro com missas, procissão e uma grande queima de fogos, além do tradicional encontro de corais no Largo do Rosário.
Clube Esportivo da Penha: Inaugurado em 1930, é palco de grandes festas e confraternizações, possui um imenso salão nobre, churrasqueiras e salões de jogos.
Parque Linear Tiquatira: Ao longo da Avenida Governador Carvalho Pinto (ou Avenida Tiquatira), atrai moradores do bairro com suas opções de lazer: Campos de futebol, Pistas de cooper, áreas de convivência e anfiteatro, pista de skate, ciclovias e locais para caminhada. Na Avenida Tiquatira além do parque estão situados vários restaurantes e lanchonetes.
Parque Linear Tiquatira |
A constante valorização do bairro nos últimos anos a colocou junto com o Tatuapé, a Moóca e o Jardim Anália Franco no posto de bairro de "elite da zona leste paulistana".
Como chegar: A Penha está em localização privilegiada, na entrada da zona leste tem fácil acesso pela Marginal Tietê e pela Radial Leste para quem vem de carro, para quem utiliza o transporte público a melhor opção é a Linha 3 - Vermelha do Metrô que possui uma estação no bairro, além de linhas de ônibus saindo do Terminal Parque Dom Pedro II e que trafegam pela Avenida Celso Garcia em trajeto direto até o bairro levando em torno de 25 minutos.
Estação Penha do Metrô |