sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O Ar Condicionado nos ônibus urbanos de São Paulo

Desde o final do ano passado a SPTrans exige que todos os ônibus novos que entrarem no sistema deverão vir entre outras exigências equipado com Ar Condicionado. Não é a primeira vez que a gestora solicita ônibus urbanos com este equipamento para operação em São Paulo, a primeira vez foi na licitação de 2003, porém poucas empresas trouxeram carros equipados com ar, a unica que fez a compra em grande escala foi a Viação Campo Belo que opera na Zona Sul da cidade, que trouxe carros convencionais, padrons e articulados com ar, outras que trouxeram alguns foram a Santa Brígida (3 veículos), Gatusa (2 veículos) e Sambaíba (1 veículo). Na época a manutenção precária do equipamento e a falta de treinamento dos operadores fez com que este fosse alvo de muitas reclamações dos usuários, as mais comuns eram: Mau cheiro saindo do equipamento, gotejamento e temperatura inadequada (ou muito fria ou muito quente), e proliferação de doenças respiratórias fazendo com que a SPTrans voltasse atrás em sua decisão, a grande maioria dos ônibus tiveram seus aparelhos de ar desligados e as janelas abertas, outros rodaram com o aparelho funcionando até o fim de sua vida útil.


Ônibus da Viação Campo Belo já operando com o Ar Condicionado desligado, este carro foi adquirido na primeira vez que a SPTrans solicitou as empresas à compra de veículos com o equipamento.
No ano de 2015 a SPTrans voltou a exigir o ar condicionado em veículos novos e as empresas ao contrário da primeira vez estão aderindo a nova exigência e trazendo muitos carros novos com o equipamento em duas configurações de janelas (as totalmente seladas, com escotilhas de emergência para o caso de falha no aparelho, e janelas com aberturas normais porém travadas). Como usuário frequente dos ônibus urbanos de São Paulo tenho aprovado estes novos veículos, em dias de calor mais intenso, ele ajuda a tornar a viagem mais agradável, porém devemos salientar que:
*As empresas precisam além de cumprir a exigência de compra, zelar pelo bom funcionamento do aparelho, e dar treinamento adequado para seus operadores quanto ao funcionamento e regulagem correta da temperatura de acordo com a temperatura externa, além de fazer a manutenção na garagem, troca e limpeza dos filtros e evitar o mau cheiro e gotejamento dentro do coletivo.
*Os usuários devem ter também a consciência de que o aparelho é funcional e para seu próprio conforto, os maiores problemas causados pelos usuários são: Entupimento das saídas de ar dentro do coletivo ou quebra das tampinhas das mesmas;
Nos carros equipados com as janelas seladas, utilizar as escotilhas apenas em caso de falha do equipamento, o mesmo nos carros equipados com janelas com aberturas, não quebrar as travas das janelas e abri-las, isso impede a circulação ideal do ar dentro do coletivo.

Micro ônibus da Allibus Transportes - As cooperativas também estão comprando seus veículos já equipados com Ar Condicionado. 
Ônibus Padron com Ar Condicionado da Viação Gato Preto, apesar de possuir janelas com aberturas normais elas são travadas para garantir o bom funcionamento do equipamento.

Ônibus convencional da Express Transportes Urbanos, com janelas totalmente seladas e escotilhas de emergência.
Super Articulado com Ar Condicionado da Via Sul Transportes - atualmente um dos modelos "top de linha" do transporte paulistano.

São coisas simples que podem garantir o sucesso no uso de um equipamento que tem se tornado cada vez mais útil no transporte da cidade, pois nos dias mais quentes pode tornar a viagem mais agradável, como nos dias mais frios também, seguindo estas regras e tanto as empresas, como os usuários fizerem a sua parte e também a gestora fiscalizando e exigindo o bom funcionamento dos equipamentos, teremos tudo para evitar o fracasso que foi a primeira tentativa de implantar os aparelhos nos coletivos paulistanos.

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