Desde o final do ano passado a SPTrans exige que todos os ônibus novos que entrarem no sistema deverão vir entre outras exigências equipado com Ar Condicionado. Não é a primeira vez que a gestora solicita ônibus urbanos com este equipamento para operação em São Paulo, a primeira vez foi na licitação de 2003, porém poucas empresas trouxeram carros equipados com ar, a unica que fez a compra em grande escala foi a Viação Campo Belo que opera na Zona Sul da cidade, que trouxe carros convencionais, padrons e articulados com ar, outras que trouxeram alguns foram a Santa Brígida (3 veículos), Gatusa (2 veículos) e Sambaíba (1 veículo). Na época a manutenção precária do equipamento e a falta de treinamento dos operadores fez com que este fosse alvo de muitas reclamações dos usuários, as mais comuns eram: Mau cheiro saindo do equipamento, gotejamento e temperatura inadequada (ou muito fria ou muito quente), e proliferação de doenças respiratórias fazendo com que a SPTrans voltasse atrás em sua decisão, a grande maioria dos ônibus tiveram seus aparelhos de ar desligados e as janelas abertas, outros rodaram com o aparelho funcionando até o fim de sua vida útil.
Ônibus da Viação Campo Belo já operando com o Ar Condicionado desligado, este carro foi adquirido na primeira vez que a SPTrans solicitou as empresas à compra de veículos com o equipamento. |
No ano de 2015 a SPTrans voltou a exigir o ar condicionado em veículos novos e as empresas ao contrário da primeira vez estão aderindo a nova exigência e trazendo muitos carros novos com o equipamento em duas configurações de janelas (as totalmente seladas, com escotilhas de emergência para o caso de falha no aparelho, e janelas com aberturas normais porém travadas). Como usuário frequente dos ônibus urbanos de São Paulo tenho aprovado estes novos veículos, em dias de calor mais intenso, ele ajuda a tornar a viagem mais agradável, porém devemos salientar que:
*As empresas precisam além de cumprir a exigência de compra, zelar pelo bom funcionamento do aparelho, e dar treinamento adequado para seus operadores quanto ao funcionamento e regulagem correta da temperatura de acordo com a temperatura externa, além de fazer a manutenção na garagem, troca e limpeza dos filtros e evitar o mau cheiro e gotejamento dentro do coletivo.
*Os usuários devem ter também a consciência de que o aparelho é funcional e para seu próprio conforto, os maiores problemas causados pelos usuários são: Entupimento das saídas de ar dentro do coletivo ou quebra das tampinhas das mesmas;
Nos carros equipados com as janelas seladas, utilizar as escotilhas apenas em caso de falha do equipamento, o mesmo nos carros equipados com janelas com aberturas, não quebrar as travas das janelas e abri-las, isso impede a circulação ideal do ar dentro do coletivo.
Micro ônibus da Allibus Transportes - As cooperativas também estão comprando seus veículos já equipados com Ar Condicionado. |
Ônibus Padron com Ar Condicionado da Viação Gato Preto, apesar de possuir janelas com aberturas normais elas são travadas para garantir o bom funcionamento do equipamento. |
Ônibus convencional da Express Transportes Urbanos, com janelas totalmente seladas e escotilhas de emergência. |
Super Articulado com Ar Condicionado da Via Sul Transportes - atualmente um dos modelos "top de linha" do transporte paulistano. |
São coisas simples que podem garantir o sucesso no uso de um equipamento que tem se tornado cada vez mais útil no transporte da cidade, pois nos dias mais quentes pode tornar a viagem mais agradável, como nos dias mais frios também, seguindo estas regras e tanto as empresas, como os usuários fizerem a sua parte e também a gestora fiscalizando e exigindo o bom funcionamento dos equipamentos, teremos tudo para evitar o fracasso que foi a primeira tentativa de implantar os aparelhos nos coletivos paulistanos.
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