terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Santo Amaro - Um pouco de um dos principais bairros de São Paulo

O distrito de Santo Amaro localizado na Zona Sul da capital é o tema da postagem de hoje.
Local de grande importância comercial e de serviços para toda a Zona Sul é um dos maiores bairros da cidade, servindo como referência de serviços para bairros próximos como por exemplo: Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Grajaú. E também para municípios próximos como: Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Taboão da Serra.
Um dos maiores símbolos do comércio popular em São Paulo é o Largo 13 de Maio segundo maior pólo de comércio popular da cidade atrás apenas da Rua 25 de Março. Bem próximo ao largo está a Estação de mesmo nome que faz parte da Linha 5-Lilás do Metrô e o Terminal de Ônibus de Santo Amaro, um dos maiores da cidade.
Largo 13 de Maio - Segundo maior pólo de Comercio Popular em São Paulo

A região sofreu no passado uma forte colonização alemã, tendo traços mais fortes hoje aonde é o Distrito de Parelheiros, aonde estão o bairro de Colônia (no local é celebrado todos os anos um festival de cultura alemã) e também traços desta colonização estão em nomes de algumas ruas e avenidas da região tais como: Rua Jackson Pollock, Avenida Paulo Guilguer Reimberg, e outras.
Colônia Fest - Festival de Tradições Alemãs, realizado todo ano no bairro de Colônia (extremo sul da capital).


A criação do município de Santo Amaro

No ano de 1832 Santo Amaro se emancipou separando-se de São Paulo, sendo elevado a categoria de município em 07 de Abril de 1833. O município englobava toda a região ao sul do Córrego da Traição (Hoje canalizado abaixo da Avenida dos Bandeirantes), parte dos bairros de Vila Mariana e Saúde, toda a região do Ipiranga e Água Funda indo até o inicio da Serra do Mar e também os territórios correspondentes nos dias atuais aos municípios de: Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Mauá, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, e Rio Grande da Serra.
No ano de 1886 com a presença do Imperador Pedro II foi inaugurada a Estrada de Ferro São Paulo a Santo Amaro, seu traçado seguia por onde hoje estão a Avenida da Liberdade, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Moraes e Avenida Jabaquara (O traçado foi aproveitado para a construção da Linha 1 do Metrô anos mais tarde). A partir da Avenida Jabaquara ela descia pelas proximidades de onde está instalado o Aeroporto de Congonhas, indo até o centro do município.
Em 1919 esta linha foi desativada e substituída por uma linha de bondes que seguia um trajeto diferente a partir da Rua Domingos de Moraes, seguindo pela Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, atendendo as regiões aonde hoje estão os bairros de Indianópolis, Brooklin Paulista, Campo Belo e Alto da Boa Vista, este traçado deu origem as avenidas Ibirapuera e Vereador José Diniz.
Em 1899, foi inaugurada a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro e, em 1924, a igreja Matriz de Santo Amaro (atual catedral de Santo Amaro, pois em 30 de maio de 1989 o papa João Paulo II criou a diocese de Santo Amaro, desmembrando a região da arquidiocese de São Paulo).

A reincorporação do município

O Decreto assinado em 1935 determinou a extinção do município de Santo Amaro, incorporando-o ao território de São Paulo. As principais razões foram a construção do Aeroporto de Congonhas, este sendo inaugurado em 1934  (Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o aeroporto Campo de Marte foi ocupado pelas tropas rebeldes, o que levou o Governo de Getúlio Vargas a procurar locais alternativos para o transporte aéreo em São Paulo). Outra razão foi o endividamento no município, cujas dívidas foram pagas por São Paulo. A área recém incorporada foi dividida em quatro distritos: Santo Amaro, Ibirapuera, Capela do Socorro e Parelheiros.
Aeroporto de Congonhas - Um dos fatores predominantes para a reincorporação de Santo Amaro ao município paulistano.


Hoje Santo Amaro reúne várias características em um único território: Comércio Popular na região do Largo 13 de Maio, Industrias nas regiões de Jurubatuba e Campo Grande, edifícios de grande porte, comércios e hotelaria de alto padrão nas regiões do Brooklin, Vila Andrade, Alto da Boa Vista e Chácara Santo Antônio. Em Santo Amaro estão localizados Shoppings, Faculdades, Bibliotecas e Teatros, tornando o distrito uma opção referência em toda a Zona Sul e cidades próximas.
É atendido pelas linhas 5-Lilás do Metrô, e a linha 9-Esmeralda da CPTM e em seu território estão localizados dois terminais de Ônibus: Santo Amaro, João Dias além da Estação de Transferência Guido Calói.
Os principais acessos são a Avenida Santo Amaro, Marginal Pinheiros, Avenida Vereador José Diniz, Avenida Washington Luís e Avenida Interlagos, dentro do bairro suas vias principais são a Avenida Adolfo Pinheiro, Avenida João Dias, Avenida Nossa Senhora do Sabará, e Avenida das Nações Unidas.
Avenida Ibirapuera - Outrora caminho de bondes, hoje é um dos principais acessos à Santo Amaro.


Terminal Santo Amaro - Um dos maiores da cidade


Santo Amaro é uma região em constante crescimento e devido a sua distância do centro de São Paulo é necessária a independência que a mesma possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário