Início da Avenida Sapopemba - Água Rasa/SP |
O inicio da Avenida Sapopemba está no bairro da Água Rasa, bem no começo da região leste paulistana, na Avenida Salim Farah Maluf, bem próximos aos conhecidos bairros do Tatuapé e Moóca, de lá segue ao leste rumo a Ribeirão Pires, aonde termina no bairro Santa Luzia, na Avenida Francisco Monteiro. Até lá são muitos os contrastes, regiões comerciais com transito complicado, bairros rurais e periféricos, trechos de pista simples e asfalto em péssimas condições, trechos com pistas mais largas e canteiro central, em muitos trechos a Avenida segue o mesmo traçado da Adutora do Rio Claro, que é responsável pelo abastecimento de água de grande parte da Zona Leste de São Paulo, trazendo água do sistema Rio Claro para o reservatório do Alto da Moóca que é o maior de São Paulo, em alguns trechos da Avenida é visível a tubulação exposta.
Reservatório da Moóca - o maior de São Paulo |
Tubulação da Adutora do Rio Claro exposta no canteiro central da Avenida Sapopemba. |
O nome deriva do tupi-guarani: sapo (raiz) e pema (que se projeta para fora). Esta era a denominação de algumas espécies de árvores cujas raízes se projetam para fora da terra e entrelaçam o tronco (grandes figueiras gameleiras) e eram abundantes na região.
No século XIX, existiam diversas estradas “rurais” que faziam a ligação do núcleo urbano de São Paulo com diversas localidades. Assim era a “Estrada de Sorocaba” (hoje R. da Consolação e a sua derivação para Pinheiros) e a “Estrada de Jundiaí “ (hoje um trecho da Av. São João, Gal. Olímpio da Silveira e a sua continuação pela Água Branca. Todas essas antigas estradas (hoje avenidas) sofreram alterações em seus traçados e, principalmente, em suas denominações.
Apesar de algumas retificações, a Av. Sapopemba permanece basicamente com seu traçado original e, mais importante, conservando a sua denominação original. No inicio, ainda no século XIX, a estrada de Sapopemba era uma estrada de terra batida utilizada por tropeiros e pequenos sitiantes que por ela fazia chegar seus produtos até a cidade. Porém, uma grande transformação ocorreria já nos últimos anos do século XIX e princípios do século XX. O rápido processo de crescimento e urbanização pelo qual passou a cidade de São Paulo naquele período, fez surgir diversos loteamentos entre a Moóca e o Tatuapé. Dentre eles, estavam a Vila Formosa e a Vila Prudente. Entretanto, todos os novos loteamentos (hoje bairros) conservaram o traçado da estrada de Sapopemba, uma vez que ela era por demais tradicional e constituía uma histórica ligação de toda a Zona Leste até o centro da cidade. Entre 1910 e 1930 surge ao redor da estrada numa antiga gleba de terra conhecida como “Fazenda Sapopemba”, o atual bairro.
Alguns bairros importantes em seu trajeto são: Água Rasa, Vila Diva, Santa Clara, Jardim Colorado, Jardim Grimaldi, Jardim Sapopemba, Fazenda da Juta, Cidade São Mateus, Jardim Ester, Promorar Rio Claro e Terceira Divisão em São Paulo, Capburgo, Vila Feital, Chácara São Lúcido em Mauá, e finalmente em Ribeirão Pires os bairros de Quarta Divisão, Pilar Velho, Jardim Petrópolis e Santa Luzia.
Mercado Municipal de Sapopemba - Antônio Gomes |
Terminal Metropolitano de São Mateus |
Estrada de Sapopemba no Capburgo em Mauá - Trecho sob administração do DER-SP. |
Estrada do Rio Claro no bairro de Terceira Divisão, um dos trechos mais críticos. |
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